Punta Cana com Crianças: os detalhes de uma viagem perfeita

A nossa primeira viagem internacional com o Bê foi para a República Dominicana. Ele tinha apenas 10 meses e como muita gente tem dúvida se vale a pena ir para Punta Cana com crianças, vou explicar aqui todos os detalhes. Desde o voo, como fizemos com a alimentação dele na viagem e sobre a escolha do hotel que ficamos, que foi o Majestic Elegance Resort.

praia de punta cana
Praia Bávaro em Punta Cana

O voo

Decidimos escolher um voo noturno para ser menos cansativo pro Bernardo. A escolha do voo é muito importante para o bebê já não chegar estressado no destino. O nosso era pela AA e saiu do GIG com conexão em MIA às 21:35h, chegando em Punta Cana às 10:30h.

Escolhemos o voo com conexão em Miami, pois na volta ficamos 2 dias por lá fazendo compras. Esse stop over é uma boa dica para quem vai para o Caribe, pois as passagens ficam praticamente o mesmo valor e a Flórida é muito pertinho, então vale a pena dar uma passadinha por lá para renovar o enxoval.

O ponto ruim é que passamos pela imigração dos EUA tanto na ida quanto na volta. E por lá não existe prioridade. Então foram algumas horinhas perdidas na fila.

criança no avião indo para punta cana
Punta Cana com crianças | O Voo

Compra das passagens

Não compramos passagens para o Bê, pois crianças até 2 anos não pagam, porém vão sentadas no colo dos pais. Mas demos sorte de não ter ninguém ao nosso lado, então ele acabou indo sentado.

Comprei a minha passagem e a do Fred pelo próprio site da AA, mas o que eu acho ruim no site deles é que você não consegue incluir a criança online. Precisei ligar para o SAC e pedir a inclusão dele. Apesar deles não pagarem passagem, pagam a taxa de embarque, e na AA eles pagam ainda 10% da tarifa de adulto. Isso dá direito a despachar 1 mala de 32kg (na época, antes das alterações das regras), 1 cadeirinha e 1 carrinho (que vai até a porta do avião e de lá que é despachado).

Assim que o comandante anunciou a decolagem, preparamos a mamadeira do Bê. O movimento de sucção faz com que eles não sintam (ou ameniza) aquela dorzinha chata no ouvido.

Veja também como é voar na classe executiva com criança

Visto e vacinas

Não é necessário visto para entrar na República Dominicana. Para Brasileiros, existe uma “taxa de turismo” de U$10, que é paga no próprio aeroporto. Apesar de não precisar de visto, o passaporte deve ter validade mínima de 6 meses na data da viagem.

Não existia nenhuma vacina permanentemente exigida para ir à Punta Cana. Porém com o surto que estamos enfrentando de febre amarela, decidimos vacinar o Bê.

vacinas e vistos para viajar com crianças para punta cana
Vacinas para entrar em Punta Cana

É importante se atentar a esses detalhes ao decidir ir à Punta Cana com crianças pequenas. Os bebês só podem tomar a vacina da febre amarela após os 9 meses. Como na nossa viagem ele teria 10 meses, assim que completou 9 fomos imediatamente vaciná-lo. Até porque a vacina passa a valer após 10 dias. Na época ainda estávamos com poucos casos de febre amarela, mas preferimos nos precaver.

Como já citei, quando decidimos dar a vacina, em Punta Cana ainda não era obrigatório que os turistas estivessem vacinados. Porém na semana da nossa viagem passou a ser exigência e muitas pessoas foram impedidas de embarcar por não estarem vacinadas.

Veja aqui quais países exigem vacinação.

Eu digo que tomamos a decisão na hora certa, pois fizemos a vacina nele e pegamos o certificado internacional no mesmo dia no posto do Centro do Rio de Janeiro. E uma semana depois, devido à grande busca, ficou bem burocrático o processo para a vacina e o certificado.

Shuttle

opções de shuttle em punta cana
Punta Cana com Crianças | Shuttle

Pesquisei bastante sobre transfers e taxis, mas me senti mais segura em fechar o traslado ida e volta com a Dominican Shuttles.

Eles tem preços fixos dependendo da área em que seu hotel está localizado. O nosso hotel ficava na praia de Bavaro, e o valor do shuttle privativo ida e volta ficou U$59. O pagamento é feito online através do paypal, e logo após a reserva já recebi um e-mail de confirmação com as coordenadas.

Como estávamos com o Bê, existia a opção de incluir a cadeirinha, mas como a gente ia alugar um carro em Miami depois e ficaria caro alugar a cadeirinha por lá também, decidimos levar a nossa daqui. Caso você opte pelo assento, eles cobram mais U$10.

Assim que chegamos no aeroporto de Punta Cana, tinham algumas pessoas com placas, mas nenhuma com o nosso nome. Fomos então ao balcão da DS e nosso motorista já estava lá nos aguardando. A princípio fiquei um pouco preocupada, pois tinha fechado o transfer privativo e tinha uma van nos aguardando. Mas ele foi somente com nós 3 diretamente ao nosso hotel (na volta nos buscaram em um Sedan).

Chegando lá, ele sentou com a gente e nos explicou como seria a volta. O horário e o local (na recepção) que ele estaria nos aguardando. Nos mostrou também alguns passeios, mas como estávamos com bebê, a maioria não poderíamos fazer.

Gostei muito do serviço deles, foram muito pontuais, tanto na ida quanto na volta, o motorista era muito simpático e eu recomendo a Dominican Shuttle.

Punta Cana com Crianças – A Escolha do Hotel

Durante o planejamento da viagem pesquisei muitos hotéis. Vi pontos negativos e positivos e procurava um resort que atendesse bem a gente em relação ao conforto e comida. Queria também alguma área pro Bê brincar, mas nada muito rebuscado devido à pouca idade dele. Por isso acabei decidindo pelo Majestic Elegance.

Não queria escolher nenhum hotel das redes mais famosas e caras, mas queria algo que nos atendesse bem. Nossa ideia era realmente aproveitar o resort.

casal e bebê na piscina do hotel
Punta Cana com Crianças | Piscina do Hotel

Quem viaja com criança nessa idade tem que pesar bastante o custo x benefício, pois a maioria dos passeios não aceita crianças muito pequenas.

Para não ficar muito extenso, vou fazer um post detalhado só do hotel.

Alimentação do Bê

Bernardo começou a se alimentar de sólidos com 6 meses. Hoje quando viajamos, uma das maiores preocupações é com a alimentação dele. Estar em um resort all inclusive facilita bastante nossa vida.

Por orientação da pediatra, compramos potinhos de Gourmetzinho, que é uma papinha caseira congelada, criada por um chef na época da introdução alimentar dos filhos dele.

Como ficamos 4 noites em Punta Cana e mais 2 em Miami, levamos 12 papinhas, que seria suficiente para almoço e jantar. E por precaução levamos algumas da Nestlé para alguma emergência.  Deixamos alguns potinhos de Nestlé na mala de mão e as papinhas congeladas colocamos dentro de uma bolsa térmica, com placas de gelo em gel. Botamos essa bolsa dentro da mala despachada e escrevemos “Baby Food”.

Muitos tem dúvida se é permitido entrar com esse tipo de alimento em outros países. Na imigração tem uma placa grande dizendo que é proibido entrar com alimentos in natura. Se você for pego com plantas, animais ou outros itens proibidos, a multa pode chegar a U$10.000.

É proibido entrar com alimentos in natura em outros países

Quando passamos na imigração, avisamos à agente que estávamos portanto comida de bebê. Ela pediu para ver e disse que não tinha problemas. Algumas pessoas depois me falaram que eu devia ter ido ao totem declarar a comida (já que em Miami não entregam mais o formulário de declaração).

O pessoal do resort foi muito atencioso e guardou a comida dele no freezer do hotel, pois no frigobar do quarto não cabia. No horário das refeições a gente ia lá e eles preparavam a comida no microondas. No café e lanche, ele comia no restaurante com a gente. Tinham muitas frutas, então era tranquilo.

A Praia de Punta Cana

casal na praia com mar azul turquesa
Praia Bávaro no Hotel Majestic Elegance

Todos os grandes resorts em Punta Cana são pé na areia. Uma dúvida grande que eu tinha era em qual praia ficar. A praia que o Majestic Elegance se encontra é a Bávaro. Escolhi essa praia depois de ler muitas resenhas de que seria uma das praias mais tranquilas.

Praia Bávaro | Punta Cana

Não visitamos outras praias, porque não saímos do resort nenhum dia. Mas voltaria a ficar no mesmo hotel, portanto na mesma praia.

A praia era lindíssima, a cor azul turquesa típica do Caribe, com suas águas calmas e mornas. Li algumas reclamações sobre algas, mas o tempo que estávamos lá vimos bem poucas na areia.

casal com bebê na praia
Punta Cana com Crianças | Praia do Hotel

Dinheiro

A moeda oficial na República Dominicana é o peso dominicano. Porém o dólar é muito bem aceito e até preferido, principalmente na zona turística.

Como toda nossa viagem em Punta Cana já estava paga, não gastaríamos lá. Não fizemos nenhum passeio e o hotel era all inclusive, então não tinha muito o que gastar.

Dinheiro em Punta Cana

Levamos dólares que gastamos apenas com as gorjetas e na segunda parte da viagem, em Miami. Além disso levamos o cartão de crédito com autorização para ser usado na viagem, para o caso de alguma emergência.

Para quem pretende fazer passeios, eles giram em torno de U$40 a U$100 por pessoa.

Dicas para ir à Punta Cana com crianças

  • Não esqueça de verificar a documentação antes da viagem. Veja dicas sobre passaporte e visto americano.
  • Verifique a necessidade da vacina da febre amarela ou outras vacinas.
  • Providencie um seguro viagem pelo menos 30 dias antes da partida.
  • Durante a pandemia não se esqueça de verificar eventuais restrições em países que for fazer conexão.
  • Como em qualquer local com bastante vegetação, não esqueçam do repelente para proteger os pequenos e os grandinhos também.
  • Leve seu protetor solar e aproveite esse paraíso.

Espero que tenha curtido a dica e que, principalmente, sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível. 

Esse texto foi escrito por Debora Zagotto (@deborazagotto) para o Blog – Nórdico Ateliê e está protegido pela lei de direitos autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto é totalmente proibida a reprodução parcial ou total de textos e/ou imagens contidos nesse blog sem a devida autorização do autor.

Deixe um comentário