Fizemos o nosso primeiro Cruzeiro com Crianças, a bordo do Odyssey of The Seas da Royal Caribbean, e certamente foi uma experiência muito diferente das duas que tivemos sem crianças em outros navios da Royal. Mas uma certeza que temos: vale muito a pena.
Tivemos algumas dúvidas e receios em relação a fazer um cruzeiro com crianças e por isso vou detalhar a viagem aqui para ajudar a quem estiver com as mesmas preocupações.
Nesse post falarei um pouco da compra do cruzeiro, planejamentos, explicarei como funcionam as refeições e atividades do navio e em outro post relatarei mais o dia a dia em formato de diário de bordo.
Leia também o resumo geral da nossa viagem (em breve), que contém detalhes dos voos e hospedagens, além de passeios pré e pós cruzeiro.
Pré-viagem: dicas para a cabine
Compramos o cruzeiro para fazer com as crianças através do próprio site da Royal Caribbean em Agosto de 2022, 7 meses antes da viagem.
Eles abrem as vendas cerca de 2 anos antes, então quanto mais perto da viagem, menor serão as opções de cabines para se escolher. O preço varia muito nesse período e geralmente os quartos mais baratos acabam antes.
Nós compramos uma cabine interna (sem janelas) e um tempinho depois fui pesquisar e o valor da cabine com varanda estava mais baixo que o valor que paguei. Enviei um e-mail para a R11, que é a responsável pelas vendas no Brasil, e eles fizeram o upgrade de cabine e estornaram a diferença do valor. Foi tudo bem simples. Então vale muito a pena ficar sempre de olho nos preços mesmo após a compra do cruzeiro para pegar boas promoções.
Importante ressaltar que essa cabine do upgrade era uma cabine garantida: ou seja, eles garantem que ficaremos naquela categoria (no nosso caso com varanda vista mar), porém não podemos escolher qual cabine ficaremos.
O que acontece nesse tipo de aquisição é que a Royal te aloca em cabines que a maioria das pessoas não querem, por terem a vista totalmente ou parcialmente obstruídas.
Nossa cabine era a 6270, que tem a vista parcialmente obstruída pelo bote salva-vidas. Em relação a isso achei o custo x benefício excelente, pois paguei menos do que na cabine inicial que não teria vista nenhuma.


Apesar de termos ficado pouco tempo dentro da cabine e, consequentemente na varanda, acredito que teria me arrependido se não tivesse feito o upgrade, pois o quarto sem janela pode ser um pouco claustrofóbico.
Então caso você tenha problemas em ficar em ambientes completamente fechados, indico pegar uma cabine que tenha varanda, pois a cabine com vista mar sem varanda possui uma pequena escotilha, que não abre.
Roteiro do nosso cruzeiro no Odyssey Of The Seas
O cruzeiro que escolhemos para fazer era o de 6 noites para Western Caribbean & Perfect Day At Cococay.

Nosso itinerário incluía 3 portos e 2 dias de navegação. Os portos de Cococay e Labadee na verdade são ilhas privativas da Royal Caribbean, que funcionam como uma extensão do navio. Comida inclusa e as mesmas bebidas que tem no navio. Então se você tiver um pacote de bebidas, ele também valerá nas ilhas.
Já em Falmouth tudo que fizéssemos seria a parte, tanto passeios quanto alimentação. Em outro post falarei mais detalhadamente sobre as paradas dia a dia.
Alimentação no Odyssey Of The Seas
O valor do cruzeiro sempre inclui todas as refeições (tem comida liberada praticamente 24 horas por dia dentro do navio), água (exceto em garrafas) e algumas bebidas (não alcóolicas) das máquinas de bebidas, como chás e alguns sucos não naturais.
Ao fechar a viagem, a Royal vai te oferecer geralmente 2 horários para que você escolha o seu turno do jantar. No caso do Odyssey os horários eram às 17h ou às 20h. A gente achou os dois horários muito ruins, porém como já tínhamos feito outros cruzeiros anteriores o My Time Dining estava habilitado, então poderíamos escolher entre alguns horários pré estabelecidos por eles qual que nos atenderia melhor.


Pra isso tivemos que baixar o app da Royal Caribbean e fazer a reserva do jantar para cada dia de cruzeiro. Escolhemos horários entre 18:30 e 19:30h, o que nos dava mais liberdade e ficava mais flexível pelas crianças, mas detalharei sobre os jantares no diário de bordo.
Restaurantes do navio
Eu particularmente gosto muito da culinária da Royal Caribbean. Já fiz 3 cruzeiros com eles e não tenho o que reclamar sobre a alimentação a bordo.
Apenas uma ressalva é sobre a alimentação em Labadee que não me agradou tanto, pois eram opções bem limitadas, mas por sorte nesse dia almocei no navio, conforme conto no diário de bordo.
Na minha opinião tem comida para todos os gostos. Não fechamos nenhum restaurante de especialidades e nem pacotes de bebidas, pois para nossa família não vimos necessidade. Talvez em uma próxima oportunidade eu experimente algum restaurante diferente. Mas apenas por curiosidade mesmo, pois as opções gratuitas atenderam nossas expectativas e ficamos muito satisfeitos.
Como já citei tem comida praticamente 24 horas por dia nos restaurantes espalhados pelo navio e você também pode solicitar serviço de quarto. São muitos restaurantes, lanchonetes e bares – cada um funcionando em horários específicos.
A hora que estiver com fome pode entrar no aplicativo e ver as opções disponíveis naquele momento.
Dois restaurantes inclusos e que praticamente todos os hóspedes passarão em algum momento da viagem são Windjammer e Main Dining Room.
Windjammer

É o restaurante estilo Buffet do navio e está incluso no valor do cruzeiro. Está aberto para café, almoço, lanche e jantar. Praticamente o dia inteiro aberto. Em nossa viagem ele abria às 7h.
Lá é onde você vai encontrar praticamente alimentos de toda parte do mundo. Eu gosto muito da variedade do restaurante. Tem alimentos que todo dia terão e tem alguns específicos que vão mudando conforme o dia.
Nosso café da manhã e almoço foram todos os dias no Windjammer, exceto no dia de Cococay que almoçamos na ilha.
Dress code: casual. Não é permitido entrar descalço e sem camisa, mesmo mulheres de biquíni.
Main Dining Room

É o restaurante a la carte e está incluso no café e jantar e em alguns dias específicos ele abre para o almoço também (geralmente em dias de navegação).
Jantamos quase todos os dias lá e nossa mesa e nosso garçom eram fixos para todos os dias.
Tínhamos reservas para todos os dias, mas um dos dias não conseguimos ir porque as crianças acabaram dormindo cedo.
Dress code: Informal, mas elegante. Detalharei mais esse ponto em nosso diário de bordo.
El Loco Fresh

Buffet mexicano localizado ao lado da piscina e está incluso. Serve tacos, burritos, tortillas, nachos, molhos entre outras especialidades do México.
Em alguns dias achei que o horário de abertura dele era bem ruim, pois não abria muito cedo e aconteceu do Windjammer já estar fechado do café e o El Loco ainda não estar aberto e as crianças com fome.
Dress code: não possui
Sorrentos Pizza e Café Promenade

No Odyssey Of The Seas, o Sorrentos e o Café Promenade ficam um ao lado do outro no deck 4.
O Sorrentos serve pizzas de mussarela, marguerita e peperonni, enquanto seu vizinho serve café, bolos, sanduíches entre outros pequenos lanches.
O Café Promenade abre bem cedo, passei algumas vezes lá às 6 da manhã para tomar um café antes de ir para a academia.
Está incluso no valor do cruzeiro.
Dress code: casual
The Café @ Two70

Esse lugar foi uma agradável surpresa que infelizmente só descobri nos últimos dias.
É uma praça gourmet que permite que você escolha uma variedade de paninis, saladas , sopas e muito mais.
Abre para o café, almoço e lanche.
Está incluso no valor do cruzeiro, porém possui alguns itens não inclusos, como uma estação do Starbucks.
Dress code: casual
Starbucks

As bebidas e lanches do Starbucks são pagos à parte e cada item tem um valor diferente. Alguns pacotes de bebidas dão direito a consumir as bebidas de lá gratuitamente todos os dias.
Eu particularmente comprei um café um dia e achei muito ruim. Achei o Starbucks de lá bem diferente aqui do Brasil, as bebidas são muito aguadas e sem muito gosto.
Existem alguns pontos de Starbucks espalhados pelo navio, mas a loja principal fica no deck 4 perto da pizzaria.
Dress code: casual
Solarium Bistrô

O Solarium é uma área do navio com piscinas e jacuzzis exclusivas para adultos.
Em outro cruzeiro que fizemos nós frequentamos, mas nesse obviamente por estarmos com crianças, não estava em nossos planos.
Dei uma passada sozinha pelo Solarium para conhecer, mas não cheguei a entrar no Bistrô. Porém antes de ir vi pessoas falando muito bem da comida lá.
Esse restaurante está incluso, porém alguns itens podem ser taxados, além da gorjeta adicional.
Dress code: casual
Restaurantes de Especialidades
Como já citei, não fomos em nenhum restaurante de especialidades. Mas fiquei curiosa para conhecer o Giovanni’s e o Wonderland. Esse último quando fui olhar no aplicativo não tinha mais disponibilidade de reservas desde o primeiro dia, então deve ser bem concorrido.
Todos eles tem uma taxa fixa, precisam ser previamente reservados e indicam dress code informal, mas elegante. Porém o restaurante Chef’s Table tem um preço fixo mais alto que os demais e indica dress code formal.
Os restaurantes de especialidades no Odyssey são:
- Chops Grille – estilo contemporâneo para opções tradicionais de churrascaria. Servem carnes acompanhada por lagosta entre outras opções.
- Chef’s Table – experiência para um número limitado de pessoas, com serviço 5 estrelas e degustação de vinhos.
- Giovanni’s Table – pratos rústicos italianos, que são servidos com toque contemporâneo.
- Wonderland Imaginative – pratos inovadores, servidos de maneira caprichosa. Baseado na gastronomia molecular, com apresentação espetacular.
- Izumi – restaurante de culinária japonesa.
Além dos restaurantes de especialidades, o Odyssey conta também com o Coastal Kitchen, que é um restaurante exclusivo para hóspedes das suítes. Eles podem fazer todas as refeições nesse restaurante, mas não estão proibidos de usar os demais.
Para quem gosta de bebidinhas e drinks, existem diversos bares espalhados pelo navio onde você escolhe sua bebida e pode incluir na conta do quarto, caso não tenha um pacote de bebidas.
Aliás não se usa dinheiro a bordo. Tudo que você adquirir à parte é passado no seu seapass, que é o cartão que serve como chave do seu quarto.
Internet a bordo
Importante ressaltar que é muito importante baixar o app assim que você tiver sua reserva do navio, pois antes mesmo da viagem começar, é por lá que você fará reservas de passeios, jantares, entre outras atividades que ficam habilitadas antes.

Fechamos um pacote de internet com eles para todos os dias de cruzeiro por R$1.000 para 2 dispositivos. Esse valor é variável e eventualmente eles lançam algumas promoções. A gente precisava de internet para trabalhar e responder algumas mensagens mais críticas de clientes. No navio não funciona nenhuma outra internet que não seja a deles, a não ser que você esteja em algum porto (exceto ilhas privativas). Então mesmo que você tenha roamming internacional habilitado e/ou comprado chip de dados, ele não funcionará no navio.
Atividades do navio
Uma das minhas preocupações era das crianças ficarem entediadas no navio e não ter o que fazer ou as atividades estarem muito lotadas.
Nos outros 2 cruzeiros que fizemos, lembro que nem conseguimos fazer todas as atividades disponíveis pois eram muitas. Mas eu tinha noção que dessa vez seria um ritmo diferente, com atividades diferentes também voltadas para eles.
As crianças amaram tanto que não queriam ir embora e sempre pedem pra voltar pro navio. Realmente são muitas atividades disponíveis para todas as faixas etárias.
Os shows por exemplo costumávamos assistir nas outras viagens e dessa vez não conseguimos ir em nenhum, o que já era esperado.
Existe a opção deixar as crianças no clubinho infantil, que é cobrado a parte após um determinado horário da noite. Mas essa não era uma opção para a gente, já que viajamos para ficarmos todos juntos.
Piscinas

O Odyssey Of The Seas possui 2 piscinas principais, além das piscinas do Solarium, que são exclusivas para adultos.
Além disso ao redor das piscinas existem algumas jacuzzis liberadas para todos.
Eu particularmente acho as piscinas pequenas em todos os navios que fiz, considerando a quantidade de pessoas a bordo.
E apesar de existirem muitas espreguiçadeiras, obviamente não comporta todos os passageiros e nos dias de navegação é bem complicado conseguir um lugar para sentar.
Importante ressaltar que crianças não desfraldadas não podem utilizar as piscinas em hipótese nenhuma.
Splashaway Bay

Área infantil bem legal com jatos de água, escorregas e toboáguas.
Por aqui também são permitidas apenas crianças desfraldadas.
Existe uma área bem pequena ao lado do splash, onde bebês e crianças que ainda usam fraldas podem brincar na água.
Então se seu filho ainda não está desfraldado recomendo fortemente que aguarde o desfralde para viajar no navio, pois essa limitação acaba prendendo os pais também que não poderão aproveitar direito as piscinas.
Flowrider

Simulador de surf. Diariamente eles informam os horários para turmas do básico ao avançado.
Não é necessário reservar, apenas entrar na fila e é incluso no preço do cruzeiro.
Tem altura mínima de 1.30m para participar.
North Star

Uma cápsula que sobe a mais de 90m acima do nível do mar.
Nos dias de porto, oferece horários gratuitos onde a cápsula sobe apenas na vertical. Nos outros dias a experiência é paga e tem o diferencial de ir para a lateral do navio também.
Fiz a experiência gratuita e foi bem satisfatório, não senti necessidade de conhecer a paga.
Altura mínima de 1m para entrar acompanhado de um adulto e 1.20m para entrar desacompanhado.
Não permite pés descalços nem trajes de banho, secos ou molhados.
Parede de escalada

A escalada fica disponível praticamente o dia inteiro todos os dias.
Exige idade mínima de 6 anos para subir e é necessário levar meias. O tênis eles fornecem.
É incluso no cruzeiro e não precisa agendar, basta entrar na fila.
Seaplex

É um espaço interno onde acontecem diversas atividades diariamente.
Tem patinação, carrinho de bate-bate, jogos de laser, basquete, tênis, entre outras.
As atividades são inclusas e geralmente não existe reserva, apenas filas, que dependendo da atividade ficam bem grandes.
Ali também ficam alguns joguinhos arcade pagos à parte e no andar de cima tem um sport bar com bebidas e snacks, também pagos à parte.
Algumas atividades tem limites de idade e/ou altura.
Sky Pad

É um trampolim onde você fica preso a cordas estilo de bungee jump ao pular.
Apesar de no site aparecer que existe um óculos de realidade virtual, o acessório não foi oferecido em nenhum dia durante nossa viagem.
No site também está escrito que o peso mínimo é de 10kg, porém fomos informados a bordo que o peso mínimo seria de 20kg.
Além do limite de peso, as crianças que quiserem participar também dever ter no mínimo 5 anos, por esses motivos a Luiza não conseguiu ir e ficou bastante chateada.
Vou detalhar essas questões das atividades no diário, porém já antecipo que ela não pode participar de nenhuma atividade a bordo e respeitei todas as proibições, mas algumas atividades não concordei com as limitações.
Ripcord by iFly

Essa é uma atividade que eu queria muito ter feito, mas não consegui pegar os horários gratuitos e quando decidi pagar também já não tinham horários disponíveis.
Assim como a North Star, oferece alguns horários gratuitos e a maioria dos horários pagos.
É um simulador de paraquedismo onde você fica flutuando dentro de um tubo. O instrutor fica junto ajudando.
É necessário agendar e indico fazer o agendamento assim que embarcar.
Idade mínima 4 anos.
Adventure Ocean

O Adventure Ocean é um clubinho infantil que ocupa espaços em 2 decks do navio e é o lugar onde as crianças podem ficar brincando com monitores.
São salas divididas por faixa de idade e tem também uma outra sala estilo brinquedoteca, sem monitor, onde os pais devem ficar junto das crianças.
Não usamos o serviço de monitores, mas fomos na brinquedoteca e as crianças gostaram.
O serviço é gratuito durante o dia, porém é necessário fazer o cadastro para utilizar o espaço.
Além das atividades destacadas, o navio conta com diversos bares, karaokê, teatro, casino, festas, enfim uma infinidade de atividades para todas as idades e gostos.
Por isso é sempre importante ficar de olho na programação através do aplicativo.
Documentação e Check-in no Odyssey Of The Seas
O check-in do Navio estava habilitado desde o dia 02 de fevereiro, sendo que nosso cruzeiro começava no dia 05 de março. Esse foi um dos erros que cometi. Não fiz assim que foi liberado, fiz apenas 1 semana depois.
Acontece que na hora do check-in você escolhe entre os horários disponíveis que horas você vai embarcar. Quanto antes você fizer check-in poderá escolher embarcar em horários mais cedos. Tem limites de pessoas por horário.
Quando fiz o check-in o horário mais cedo era 14h e não adianta você chegar mais cedo que o horário marcado, pois eles farão você aguardar no porto do lado de fora.
No momento do check-in você envia seus documentos e fotos para reconhecimento facial. Isso tudo agiliza o momento do embarque.
Escaneamos nossos passaportes conforme orientação no aplicativo e enviamos os dados de vacina também. Essa parte da vacina muda de acordo com cada momento, então é importante verificar junto a empresa as orientações mais atuais.
Dicas finais para seu cruzeiro ser perfeito
- Baixe o aplicativo assim que tiver o seu número de reserva
- Fique de olho nos preços dos passeios e atividades a bordo, pois eles são variáveis e assim que baixar você pode solicitar um reembolso da diferença
- Se for comprar algum passeio nos portos, faça assim que estiver liberado (geralmente quando você faz a reserva do navio já consegue ter acesso aos passeios), pois muitos passeios esgotam.
- Faça o check-in assim que ele estiver disponível e se possível, escolha o horário mais cedo para embarque, assim você já começa a aproveitar sua viagem e consegue até almoçar no dia do embarque. Em algumas situações a Royal que faz o escalonamento dos horários e não é possível escolher.
- Assim que estiver a bordo, se conecte a rede wifi do navio, que não tem internet mas serve para utilizar o app. Abra o aplicativo e comece a fazer as reservas de atividades a bordo. Todas as atividades durante todo o seu cruzeiro já estarão liberadas para reserva assim que você estiver a bordo (só é possível reservar estando conectado à rede deles).
- Comece as reservas pelos itens que esgotam mais cedo, como os horários gratuitos para a North Star e Ripcord by iFly, além dos restaurantes mais concorridos como Wonderland.
- Fique de olho na programação do dia através do aplicativo, eventualmente alguns horários são alterados.
- Se quer fazer alguma atividade concorrida, tente chegar de 15 a 30 minutos antes do horário de início para ficar na fila.
- Leve seu filtro solar e itens que você precise usar constantemente. No navio tem uma loja de conveniências, mas claro que o preço é inflacionado.
- Nos dias de navegação, tente tomar café cedo (cedo mesmo!) para conseguir uma espreguiçadeira. Agora não é mais permitido guardar espreguiçadeira e sair andando pelo navio – ótimo eles proibirem essa prática por sinal. Quando eles percebem que a cadeira está abandonada há muito tempo eles retiram os itens e levam para o Towel Center, que é onde pegamos toalhas.
- Nas ilhas da Royal é permitido levar toalhas do navio. Só não esqueça a toalha por lá, pois será cobrada uma taxa em caso de não devolução das toalhas usadas a bordo.
- Cadastre seu cartão na sua conta da Royal, isso facilita na hora do checkout pois você não precisa se preocupar em ficar em filas para fechar o pagamento. Mas caso prefira pode também pagar em dinheiro, pra isso basta ir ao Guest Service na última noite do navio.
Espero que tenha curtido a dica e que, principalmente, sua experiência seja incrível. Qualquer dúvida ou pergunta, pode deixar aqui nos comentários que responderei assim que possível.
Algumas fotos desse post foram retiradas do site: https://www.royalcaribbeanpresscenter.com/odyssey/ e do site da Royal Caribbean.
Esse texto foi escrito por Debora Zagotto (@deborazagotto) para o Blog – Nórdico Ateliê e está protegido pela lei de direitos autorais nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Portanto é totalmente proibida a reprodução parcial ou total de textos e/ou imagens contidos nesse blog sem a devida autorização do autor.
